CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE


Na compreensão do fenômeno da estratificação social, os processos de mobilidade social devem ser considerados como forma de se analisar como os sujeitos se movimentam de um estrato a outro.

Considerando que a mobilidade social implica num movimento significativo na posição econômica social e política, analise os casos a seguir:

 

(I) Um agricultor, que não possuía nenhuma terra e trabalhava em regime de parceria na área de um terceiro, conseguiu capitalizar-se e adquiriu uma pequena área de terra, tornando-se o proprietário desse meio de produção. Anos depois, ele vende sua propriedade e vai para a cidade trabalhar como comerciante de grãos, duplicando sua renda como agricultor.

 

(II) Numa família de poucos recursos, os dois filhos mais velhos pararam de estudar após a conclusão do ensino médio e ingressaram no mercado de trabalho como comerciários. O terceiro, mais novo, buscou um ensino superior e formou-se em engenheiro civil, assumindo um posto de comando em uma grande empresa. O primogênito, vendo o exemplo do irmão, retoma os estudos e se profissionaliza na área de TI, montando sua própria empresa de prestação de serviços.

 

As situações exemplificadas correspondem aos seguintes tipos de mobilidade social, respectivamente:

 




  • (I) Mobilidade vertical ascendente e (II) Mobilidade intrageracional.

  • (I) Mobilidade intergeracional e (II) Mobilidade horizontal descendente

  • (I) Mobilidade vertical e horizontal ascendente e (II) Mobilidade intrageracional.

  • (I) Mobilidade vertical descendente e (II) Mobilidade intergeracional

  • (I) Mobilidade vertical e (II) Mobilidade horizontal