FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Jorge Olímpio Bento e colaboradores da Universidade do Porto – Portugal, propuseram a Ciência do Desporto, arquitetada com rigor e de forma contextualizada, para o estudo do fenômeno esportivo. Dentre os vários argumentos desenvolvidos por esse autor encontramos:
I – O entendimento do Desporto como um conjunto de tecnologias corporais que devem ser trabalhadas respeitando-se as produções culturais e os valores culturais.
II – Ser possível afirmar que o Desporto tem pouca representatividade na sociedade atual, ficando apenas circunscrito aos atletas que se preparam para a alta competição.
III – A afirmação de que o Desporto propicia a aquisição de valores éticos, bem como a possibilidade de uma vivência mais humana.
IV – Ser o Desporto um fenômeno muito importante na sociedade moderna, a ponto de hoje superar a ideia histórica de ser ele apenas um conteúdo da Educação Física. Isto pode ser notado inclusive pela evolução histórica do nome da Faculdade que estuda esse fenômeno na Universidade do Porto.
A partir dessas considerações, é correto o que se afirma em: