BIOGEOGRAFIA


Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.

Sabemos que ao longo das eras e períodos geológicos as mudanças climáticas influenciaram na distribuição dos seres vivos sobre o planeta. Houve várias glaciações e períodos de derretimento das geleiras pelo aquecimento do planeta. Essas alterações foram naturais, causadas por movimento das placas tectônicas, mudanças na intensidade da atividade solar, e mudanças na própria composição da atmosfera. 

Leia as questões abaixo e assinale a que estiver de acordo com as alterações climáticas e com o passado amazônico:




  • A imensa floresta tropical Amazônia já viveu dias difíceis de seca ao longo da história do planeta. Durante o Pleistoceno várias alterações climáticas ocorreram, numa sucessão repetida de eventos, que transformaram climas seco em úmido, por exemplo.  

  • No Pleistoceno ocorreram grandes eventos de extinção. Então, novas espécies surgiram e afetaram a evolução dos então sobreviventes, que se espalharam pelo planeta numa grande dispersão, a fim de garantir a sobrevivência das espécies.

  • O clima da floresta tropical amazônica passou por seu período mais quente e úmido há cerca de 12-18 mil anos. Nessa época florestas de grande porte se desenvolveram, especialmente devido a abundante disponibilidade de água.

  • Acredita-se que o desmatamento da Amazônia não seja algo relevante para se considerar. O potencial de regeneração da floresta é absolutamente incrível. Isso de prova por ter sido já um deserto e, atualmente, ser uma floresta.

  • O clima da região amazônica é quente e úmido desde cerca de 12 mil anos. As manchas de cerrado encontradas no meio da Floresta atualmente são resquícios do clima anterior àquela época, quando a atmosfera local era bem mais úmida.