BIOGEOGRAFIA
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
A dispersão dos organismos pelo planeta exigiu das espécies processos de adaptação às novas condições ambientais. Os resultados desse processo foram a especialização da anatomia e fisiologia dos organismos.
Os cactos, da família Cactaceae, apresentam grande facilidade de se adaptarem aos mais variados ambientes.
Fonte: fotografado por Marcomini, 2010.
Com base em nossos estudos sobre adaptação a ambientes áridos leia, julgue as assertivas abaixo, e assinale as corretas:
1. Para sobreviverem, os cactos transformaram suas folhas em espinhos, a fim de protegerem-se contra a herbivoria, promoverem o sombreamento do caule, e minimizarem a perda de água por evapotranspiração.
2. O rato-canguru é uma espécie que sofreu modificações fisiológicas para se adaptar ao ambiente árido. Seu intestino é extremamente eficiente na reabsorção de água e seu focinho se mantém úmido.
3. Muitos animais habitantes de locais de clima árido adaptaram-se a alimentar-se somente durante o dia, pois, há pouca vegetação para servir-lhes de esconderijo e proteção.
4. Os cactos são espécies típicas de clima árido, incapazes de se adaptarem a outros ambientes. Seu caule promove o armazenamento de água, e podem explodir em lugares úmidos.
5. Certamente, as modificações ocorridas durante milhares de anos tornaram os cactos espécies bem adaptadas ao ambiente árido. Sua morfologia e beleza de suas flores enfeitam o árido deserto.
Estão corretas as assertivas: