BIOGEOGRAFIA
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Além dos aspectos naturais como movimento das placas tectônicas e mudanças climáticas, o ser humano também influencia na distribuição das espécies sobre o planeta. Muitas vezes esta influência pode ser maléfica, considerando que a introdução de espécies exóticas é capaz de causar grande desequilíbrio em certos ecossistemas. Outra forma de o ser humano alterar o curso natural de distribuição dos seres vivos é por meio da destruição dos habitats, o que oferece riscos, inclusive, à sobrevivência das espécies, ameaçando-as à extinção.
De acordo com a questão apresentada leia as sentenças a seguir verificando quais são verdadeiras e quais são falsas:
( ) Quando o ser humano introduz uma espécie exótica em determinado ecossistema, inevitavelmente a competição interespecífica gerará extinção da espécie que apresentar menor resistência à adaptação.
( ) A introdução de espécie exótica em um ecossistema pode resultar em grande problema para uma nação. No Brasil, por exemplo, a introdução do caramujo africano se transformou em pesadelo agrícola.
( ) Muitas vezes a introdução de espécies exóticas em um ecossistema é feita com boas intenções, como aumentar o potencial alimentício de um rio. A perca do Nilo, introduzida no Lago Vitória, é um exemplo disso.
( ) A inclusão da perca do Nilo no Lago Vitória é um exemplo de que, às vezes, a introdução de espécies exóticas em um ecossistema pode dar certo. A perca aumentou a biodiversidade de peixes no Lago.
( ) As espécies chamadas exóticas podem não se adaptar ao novo ambiente e morrer. Quando se adaptam podem ser prejudiciais. Nesse caso são denominadas espécies exóticas invasoras.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é: