GEOGRAFIA AGRÁRIA


Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.

Para alguns autores os problemas brasileiros ligados à fome e desnutrição estão ligados à herança colonial. Ainda que o Brasil tenha dimensões continentais, os estatutos jurídicos que regeram e regem a posse da terra limitaram/limitam o acesso de milhares de pessoas à esse bem. Com base no assunto, julgue as assertivas a seguir e, então, some os números correspondentes às alternativas corretas:

01) O único período da história brasileira em que a terra pôde ser acessada por pessoas de qualquer classe social se deu entre 1822, ano da Independência, e 1850, quando se promulgou a Lei de Terras.

02) A Lei de Terras permitiu a concessão de sesmarias, que eram terras públicas, e o direito dos posseiros à uma área de terra, caso a fizessem produzir. A Lei representou o primeiro passo para os avanços atuais da Reforma Agrária.

04) A economia e a produção brasileiras sempre se basearam na solidez da agricultura. Assim, o Brasil se tornou celeiro do mundo, contribuindo para a erradicação da fome, tanto interna quanto externamente.

08) A Lei de Terras foi promulgada em 1822, ano da Independência, já que, ao abandonar o Brasil à própria sorte, os portugueses tiveram a preocupação de melhor dividir as terras para quem fosse nelas ficar.

16) Um dos objetivos da Lei de Terras foi impedir que os imigrantes e os trabalhadores brancos pobres, negros libertos e mestiços, tivessem acesso à terra, o que fez manter a concentração da propriedade.  

A soma que resulta dos números referentes às alternativas corretas é igual a: 




  • 28

  • 19

  • 14

  • 07

  • 17