GEOGRAFIA AGRÁRIA


Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.

O termo “biotecnologia” pode ser definido pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com a finalidade de resolver problemas e criar produtos de utilidade. Com base no assunto, assinale o que estiver correto:




  • A agroenergias são resultado do investimento científico em biotecnologias. O etanol, o biodiesel e a biomassa são utilizados na geração de energia, a partir de fontes de origem orgânica.  

  • A produção de matéria-prima de origem vegetal para geração de energias não gera nenhum impacto ao meio ambiente, diferente do que acontece com a criação de gado bovino, por exemplo. 

  • A produção sucroalcooleira foi adotada para resolver os problemas relacionados à carência energética no Brasil. No entanto, os custos ambientais gerados pela monocultura fizeram com que se abandonasse esse projeto. 

  • Os Estados Unidos são pioneiros nos estudos das biotecnologias. Foram eles que descobriram a cana-de-açúcar como fonte energética, um grande avanço para as questões ambientais daquele país.

  • A biotecnologia foi muito difundida durante os anos de modernização agrícola. Porém, seus efeitos negativos sobre a biodiversidade mudaram os rumos da ciência no que se refere ao seu uso.