GEOGRAFIA AGRÁRIA


Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.

Segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) no Brasil os agricultores familiares ocupam 20% das terras do país e, em contrapartida, produzem 60% dos produtos alimentícios. Com base em nossos estudos sobre agricultura familiar analise as assertivas a seguir e veja o que está correto:

I)            Para ser considerado pelo poder público como agricultor familiar o camponês deve dispor de uma pequena propriedade, ou seja, que compreenda entre 1 (um) e 4 (quatro) módulos fiscais.

II)          O segmento da agricultura familiar tem grande importância na economia de muitas cidades consideradas pequenas, de até 50.000 habitantes. Nesses casos geram empregos indiretos também no comércio.

III)        Há uma ideia equivocada de que os agricultores familiares brasileiros são descapitalizados. Trata-se de microempresários da agricultura, com alta produtividade.

IV)         Os agricultores familiares brasileiros vivem em situação de subsistência. Não há linhas de crédito, seguro ou especialização que os tenha como prioridade. Assim, concorre desigualmente com o agronegócio.

V)           A terra é geradora de vida e sustento para as pessoas. Porém, o acesso a ela e às condições produtivas não pode ser considerado, exatamente, democrático, já que o fator “capital” influencia da distribuição de recursos.

Estão corretas as afirmações contidas em:




  • III, IV e V

  • I, II e V

  • II, III e V

  • I, II e III

  • II, III e IV