Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola brasileira – relações de trabalho e produção no campo”.
A modernização do campo trouxe diversas consequências para o meio rural e para o espaço urbano. O intenso êxodo rural, vivido pelo Brasil a partir da década de 1940, coincide com o período de modernização do campo. Pode-se afirmar que a relação existente entre modernização e êxodo rural é de que:
A manutenção da concentração fundiária foi a principal consequência da modernização, porém, não há relação direta desse processo com a migração de trabalhadores rurais para núcleos urbanos.
As modificações ocorridas na cidade, com a industrialização, foram suficientes para que inúmeros trabalhadores do campo fossem atraídos para o trabalho nas indústrias, devido a melhores condições de salário e de moradia.
A modernização agrícola resultou de grande progresso da ciência brasileira, que descobriu as sementes transgênicas. Assim, muitos trabalhadores do campo passaram a ser vendedores das novidades agrícolas nas cidades.
A Revolução Verde promoveu grande êxodo rural, já que a produtividade agrícola aumentou muito. Por excesso de reservas, os trabalhadores rurais buscaram uma vida mais fácil na cidade.
As modificações tecnológicas introduzidas na agricultura interferiram nas relações sociais de produção, promovendo o desemprego estrutural e deixando o trabalhador rural sem opções de sobrevivência no campo.