BIOLOGIA EVOLUTIVA


A biogeografia oferecia amplo panorama de fatos e padrões característicos dos seres vivos. Bastava examinar os dados biogeográficos, para se notar o enigmático padrão de agrupamento entre o que chamou de espécies - estreitamente aliadas - ou seja, criaturas similares que partilham mais ou menos da mesma configuração corporal. Essas espécies estreitamente aliadas costumam ser encontradas no mesmo continente (várias espécies de zebra na África) ou no mesmo grupo de ilhas oceânicas (dezenas de espécies da ave drepanidídea no Havaí, 13 espécies de tentilhão em Galápagos), a despeito das preferências de cada uma por determinado habitat, fonte de alimento ou condição climática. Áreas adjacentes da América do Sul, observou Darwin, são ocupadas por duas espécies similares de grandes aves não-voadoras (as emas Rhea americana e Pterocnemia pennata), e não por avestruzes, como na África, ou por casuares, na Austrália. Na América do Sul também são encontradas cutias (pequenos roedores) em habitats terrestres, assim como capivaras em áreas úmidas.

A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir.

I) Nas Galápagos, a ausência de outras espécies competidoras e a variedade de alimentos e habitats, permitiram aos tentilhões, originalmente comedoras de sementes, uma diversificação no tamanho, na forma do bico e no hábito alimentar.

II) Nas ilhas Galápagos, Darwin recolheu algumas pequenas aves, sem nada de excepcional, exceto por seu bico, de vários tamanhos e formas. Ao examiná-las na Inglaterra, o ornitólogo John Gould afirmou serem - tentilhões-de-solo -, mais de uma dezena de espécies, até então, desconhecidas.

III) As ilhas Galápagos erguem seus perfis desolados, no Oceano Pacífico, mil quilômetros a oeste do Equador e de um e outro lado da linha equatorial.

Está correto o que se afirma em:




  • II e III, apenas.

  • I e II, apenas.

  • I, II e III.

  • I e III, apenas.

  • II, apenas.