BIOLOGIA EVOLUTIVA


A seguir, a ilustração do livro A descendência do homem e seleção em relação ao sexo, de Charles Darwin mostrando o beija-flor Lophornis ornatus, com uma fêmea à esquerda e um macho ornamentado à direita.

Fonte: Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sele%C3%A7%C3%A3o_sexual.Acesso em: 04 out.2016.

Figura: Beija-flor Lophornis ornatus.

Fonte: Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/13/Descent_of_Man_fig48.jpg. Acesso em: 04 out.2016.

A seleção sexual teve um papel importante em sua globalidade. Mostrando os limites de ação da seleção natural, abria-se uma interpretação mais ampla do mecanismo seletivo em geral (BARATELLA, 2012), pois:




  • a seleção sexual depende não de uma luta pela existência em relação a outros seres orgânicos ou em condições externas, mas de uma luta entre os indivíduos de um mesmo sexo, geralmente, os machos.

  • a seleção sexual é determinada pela taxa média de sobrevivência das fêmeas, aumento populacional dos machos e reprodução dos indivíduos da população que o possui.

  • a seleção sexual permite determinar as populações relativas, ou frequências de todos os alelos presentes nas populações que apresentam diversidade genética intrapopulacional.

  • a seleção sexual ocorre em grupo de indivíduos com cruzamento aleatório e local, dentro de uma população geograficamente definida, para medir o pool genético de uma população mendeliana.

  • a seleção sexual está presente somente em organismos mais primitivos, como os pequenos procariotos e raramente são observadas na natureza.