PALEONTOLOGIA


O que significa tempo geológico? Quem é capaz de mensurar o tempo geológico? 

Seriam necessários muitos livros para que contássemos os detalhes de cada dia que vivemos. Como então seriam registrados os dias até 65 milhões de anos atrás após o desaparecimento do último dinossauro? Os seres humanos são capazes de imaginar o tempo transcorrido durante a história da humanidade, não mais que alguns séculos. Mas a ideia de um período de tempo que envolve milhões ou bilhões de anos se torna bastante abstrata para o nosso entendimento. Chamamos de tempo geológico, esse tempo que foge aos nossos padrões de referência. Tal escala de tempo pode ser medida através de relógios naturais como soerguimento de montanhas, o aumento e a diminuição dos níveis dos oceanos entre outros eventos que refletem o ritmo da Terra. Assim, cada rocha e cada fóssil existentes na crosta terrestre constituem-se em arquivos naturais que guardam os segredos de muitos eventos do passado e são ferramentas que podem nos ajudar a reconstituir a história do planeta.

A respeito dessa temática, julgue as assertivas a seguir.

I)  O Hadeano não é um período geológico verdadeiro. Nesse período estava se formando o sistema solar, provavelmente dentro de uma nuvem grande de gás e poeira em torno do Sol. O Sol formado da mesma forma começou a emitir luz e calor.

II) O Éon Arqueano é um período caracterizado por uma atmosfera primitiva composta de metano, amônia e de outros gases que seriam tóxicos à maioria da vida em nosso planeta, hoje. Nessa época a crosta terrestre esfriou, permitindo a formação das rochas e placas continentais. Foi durante o Arqueano que a vida apareceu primeiramente no mundo. Os fósseis mais antigos datam de aproximadamente 3,5 bilhões de anos e são constituídos de microfósseis e bactérias.

III) O Éon Proterozoico é um período da história da Terra foi marcado por muitos eventos da história da Terra. Como exemplo, podemos citar a estabilização dos continentes, os primeiros fósseis abundantes de organismos unicelulares surgiam nesta época e, de fundamental importância para a evolução da vida, a primeira evidência de oxigênio na atmosfera. O oxigênio no Arqueano era menos de 1% dos níveis atuais, e, portanto, os organismos viventes naquela atmosfera desenvolveram mecanismos para reter o oxigênio, um destes mecanismos foi a respiração aeróbica. Os seres unicelulares foram formas de vida dominante em todo o Proterozoico. A reprodução sexuada surgiu nessa época quando o oxigênio passou a ser vital a esse tipo de seres vivos. Ainda no Proterozoico surgiram seres multicelulares simples como algas, esponjas, cnidários etc.

IV) O período Siluriano é conhecido pela presença de seus invertebrados marinhos diversos, incluindo graptozoários, trilobites e braquiópodes. Uma comunidade marinha típica conviveu com estes animais, algas vermelhas e verdes, peixes primitivos, cefalópodes, corais, crinoides e gastrópodes. O clima era suave com temperaturas médias e a atmosfera muito úmida. Cerca de 60% de todos os gêneros e 25% dos invertebrados marinhos de todas as famílias foram extintos. A evolução dos protocordados permitiu o desenvolvimento dos primeiros peixes sem mandíbulas. Na vida vegetal aparecem os primeiros sinais de plantas terrestres como plantas primitivas que dariam origem às plantas vasculares.

V) No período Ordoviciano, as plantas apresentam uma evolução incrível, dando origem às primeiras plantas pequenas. Ocorre o desenvolvimento de esporos que deram origem aos gametófitos e o processo de fertilização, possibilitando assim o surgimento de plantas com sementes, e árvores que possibilitam a formação de florestas. Além disso, surgem peixes conhecidos como placodermos e os primeiros peixes ósseos . Ainda nesse período ocorre um enorme desenvolvimento dos insetos que continuam a colonizar os ambientes terrestres, atingindo uma enorme variedade de espécies e tamanhos nunca antes atingidos por organismos terrestres.

Está correto o que se afirma em:




  • I, II, III, IV e V.

  • I, II e III, apenas.

  • III, IV e V, apenas.

  • I, II, IV e V, apenas.

  • II, III, IV e V, apenas.