PALEONTOLOGIA


O que é a Estratigrafia?

Estratigrafia vem do latim stratum e do grego graphia. E é o ramo da Geologia que se dedica ao estudo e interpretação da composição, natureza, génese e distribuição no espaço e no tempo das rochas ou estratos, procurando determinar os seus ambientes, processos de formação, ausências de deposição, fases de erosão, etc.

 

Fonte: Disponível em: http://geologiaascamadas.blogspot.com.br/2010/09/estratigrafia.html. Acesso em: 14 out.2016.

 

Mas, para que estudar Estratigrafia se o que nos interessa é a Paleontologia? Ela nos dá a base para aprendermos sobre o ambiente em que os sedimentos foram depositados e principalmente sobre a idade das rochas, inferindo diretamente na datação dos fósseis. Este ramo da ciência é baseado em três princípios: Princípio da superposição; Princípio da horizontalidade original e Princípio da continuidade lateral.

 

Em relação ao Princípio da superposição, é correto afirmar que:




  • este princípio diz que os estratos sedimentares posicionados em regiões mais inferiores, são mais antigos que os situados acima, sendo sucessivamente mais jovens no sentido ascendente.

  • os depósitos sedimentares se estendem a todas às direções, até sua espessura chegar à zero, ou até chegar ao seu limite do ambiente de deposição.

  • esta teoria afirma que os sedimentos são depositados horizontalmente ou em todas às direções, até sua espessura chegar à zero.

  • os depósitos sedimentares se estendem verticalmente devido à acomodação pela gravidade, sendo que a inclinação de algum estrato, deve-se a alguma perturbação posterior.

  • esta teoria afirma que os sedimentos são depositados horizontalmente devido à acomodação pela gravidade, sendo que a inclinação de algum estrato, deve-se a alguma perturbação posterior.