PALEONTOLOGIA


Analise atentamente o texto a seguir.

É possível unir os estudos da Arqueologia com a Paleontologia?

Com certeza...! Em sítios arqueológicos é comum a presença de restos alimentares constituídos de fauna pré-histórica. Nestes casos, não é necessário um estudo paleontológico, mas um estudo zooarqueológico. A zooarqueologia é uma subárea da arqueologia preocupada em compreender a relação da humanidade com as espécies animais. Há também a arqueobotânica, que busca compreender a relação da humanidade com os vegetais.

File:Smilodon Skeleton.jpg

Esqueleto de Tigre dente-de-sabre (Gênero Smilodon). 

No entanto, para que haja uma compreensão completa da fauna e da flora de uma região, não bastam os estudos zooarqueológicos e arqueobotânicos. São necessários também estudos paleontológicos, os quais são realizados em áreas onde não existem, necessariamente, vestígios arqueológicos. No Brasil, por exemplo, são raríssimos os vestígios que comprovem qualquer tipo de interação da humanidade com a extinta megafauna (grandes mamíferos, como: tigre-dente-de-sabre, preguiça gigante, tatus gigantes, mamute, mastodonte, etc). Apenas graças a Paleontologia é possível saber que, até cerca de 10 mil anos atrás estas espécies viveram nos mesmos ambientes que grupos humanos pré-históricos, e como eram os seus modos de vida. Outro exemplo muito bom da união da Arqueologia com a Paleontologia é a Paleoantropologia. Paleoantropologia é, a grosso modo, o estudo da evolução humana. Ou seja, é a disciplina responsável pelo estudos de vestígios fósseis e de artefatos de espécies ancestrais humanas.

Fonte: Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/paleontologia-o-que-e-onde-estudar/. Acesso em: 09 out.2016.

Considerando as informações do texto acima e o estudo do capítulo - Paleontologia: desvendando o passado biológico da Terra, verifique a veracidade das assertivas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I)  Restos são fósseis que apresentam grande potencial de conservação e geralmente consistem nas partes duras do ser vivo.Exemplos deste tipo de fóssil são: espículas de esponjas (sílica); exoesqueleto de artrópodes (quitina); ossos de vertebrados (hidroxiapatita), entre outros.
II) No processo de carbonificação, a maioria dos constituintes voláteis escapam durante a decomposição, restando o carbono. Neste caso, o fóssil é escuro devido à presença do carbono preservando a forma do organismo.
III) No processo de recristalização, minerais originais, que apresentam uma forma geométrica característica, sofrem um rearranjo originando outros minerais diferentes.
IV) Na concreção, componentes eliminados durante a decomposição podem atrair algumas substâncias fazendo com que fiquem aderidas no organismo formando nódulos como, por exemplo, a amônia produzida na decomposição faz com que haja precipitação do bicarbonato de cálcio dissolvido na água.




  • somente a assertiva I está correta.

  • somente as assertivas II, III e IV estão corretas.

  • as assertivas I, II, III e IV estão corretas.

  • apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

  • apenas as assertivas I e IV estão corretas.