PALEONTOLOGIA


Leia atentamente o texto abaixo.

Em 2004, cientistas revelaram a impressionante descoberta de fósseis de uma espécie humana até então desconhecida. Os remanescentes encontrados na ilha de Flores, na Indonésia, pertenciam a um hominídeo de apenas um metro de altura que, pela diminuta estatura, foi apelidado de "hobbit", criatura ficcional que aparece nos romances de J.R.R. Tolkien. Dez anos depois, em 2014, pesquisadores encontraram na mesma ilha, fósseis pertencentes aos ancestrais dos hobbits, criaturas ainda menores que viveram no local há 700 mil anos, mais de 500 mil anos antes do que os Homo florensiensis revelados em 2004. A descoberta dá pistas sobre a evolução do Homo floresiensis e soluciona uma dúvida sobre o que poderia explicar a estatura tão pequena da espécie: seriam descendentes do Homo erectus que encolheram ao longo dos anos vivendo na ilha ou teriam eles evoluído de espécies mais primitivas e menores, como o Homo habilis ? O achado revela não apenas que a primeira hipótese é a mais provável, mas também que esse processo de encolhimento provavelmente ocorreu de forma muito rápida em termos evolutivos: ao longo de cerca de 300 mil anos.

“Trezentos milênios podem não parecer um período ‘curto’ de tempo para muitos leitores. Mas não se conhece nenhuma transformação tão dramática na evolução dos hominídeos que tenha ocorrido em uma escala de tempo tão breve”, afirma a cientista Aida Gómez-Robles em um comentário sobre a pesquisa também publicado na “Nature”. Entre os fósseis descobertos estão um fragmento de mandíbula e seis dentes de ao menos três hominídeos distintos.

"A morfologia dos fósseis dos dentes também sugerem que essa linhagem humana representa um descendente ‘encolhido’ dos primeiros Homo erectus que de alguma forma foram parar na ilha de Flores”, diz o cientista Yousuke Kaifu, do Museu Nacional de Natureza e Ciência de Tóquio, um dos autores da pesquisa. “O que é verdadeiramente inesperado é que o tamanho do achado indica que o Homo floresiensis já tinha obtido o tamanho pequeno há pelo menos 700 mil anos.” O cientista Gerrit van den Bergh, da Universidade de Wollongong, na Austrália, também autor do estudo, observa que foram encontrados, na mesma região, artefatos que datam de ao menos um milhão de anos, o que indica que essa linhagem estava presente na ilha ao menos 300 mil anos antes daqueles exemplares descobertos. Por isso acredita-se que o processo de encolhimento tenha se dado nesse intervalo de tempo.

  Pesquisadora Mika Puspaningrum mostra o local onde o fragmento de mandíbula foi encontrado  (Foto: Gerrit van den Bergh/ University of Wollongong, Australia)

Pesquisadora Mika Puspaningrum mostra o local onde o fragmento de mandíbula foi encontrado.
 (Foto: Gerrit van den Bergh/ University of Wollongong, Austrália).

Fonte: Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/cientistas-encontram-fossil-inedito-de-ancestral-de-hobbit-de-700-mil-anos.ghtml. Acesso em: 09 out.2016.

Num estudo com mamíferos atuais, observou-se que a probabilidade é de que apenas 1 osso em cada 1000 venha a se tornar um fóssil. Para se ter uma ideia, cada ser humano tem aproximadamente 210 ossos em seu corpo e, para encontrarmos apenas 1 osso fossilizado, seria necessário que os ossos de 5 pessoas passassem pelos processos de necrólise, desarticulação, transporte, soterramento e diagênese. Portanto, podemos concluir que quando estamos diante de um fóssil, estamos diante de um fenômeno extremamente raro.

Considerando o estudo do capítulo - Paleontologia: desvendando o passado biológico da Terra e correlacionando-o com as informações acima, julgue a veracidade das assertivas a seguir.

I) Basicamente, existem dois tipos de morte na natureza: a seletiva e a não-seletiva. A morte seletiva é causada por fatores naturais, como envelhecimento, relações como predação, competição e doenças atingindo determinadas faixas de idade dos indivíduos. Geralmente este tipo de morte afeta organismos mais jovens, e os mais idosos, devido às suas vulnerabilidades.
II) A morte não-seletiva, acomete grande parte da população, sem distinção. Este tipo de morte está relacionado a eventos como enchentes, terremotos, tempestades, grandes secas etc. .
III)O ambiente fluvial é um excelente local para depósitos fósseis devido à sua grande capacidade de transporte, erosão e deposição de sedimentos. Além disso, é um grande agente transformador da paisagem e dos elementos que se encontram nela como, por exemplo, os restos orgânicos depositados neste espaço.
IV)Os seres vivos modificaram-se continuamente no decorrer do tempo e essas mudanças fornecem sustentação para a datação da idade relativa das rochas onde são encontrados os fósseis. De acordo com a idade da rocha, pode-se dizer que houve uma superposição de camadas sedimentares, sendo a camada mais baixa, a de idade mais antiga (lei da superposição).
 
A assertivas CORRETAS podem ser reconhecidas em:




  • I e IV, apenas.

  • II, III e IV, apenas.

  • I, II e III, apenas.

  • I, II, III e IV.

  • IV, apenas.