MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
As parasitoses intestinais são muito frequentes na infância. São consideradas problema de saúde pública, principalmente nas áreas rurais e periferias das cidades dos países chamados subdesenvolvidos, onde são mais frequentes. As parasitoses atingem cerca de 25% da população mundial (1 em cada 4 pessoas). Sua transmissão depende das condições sanitárias e de higiene das comunidades. Além disso, muitas dessas parasitoses relacionam-se a déficit no desenvolvimento físico e cognitivo e desnutrição.
Fonte: Disponível em: http://www.sbmfc.org.br/default.asp?site_Acao=MostraPagina&PaginaId=516. Acesso em: 01 ago.2016.
Considerando as informações do texto acima e as doenças causadas por protozoários, analise as afirmações a seguir:
I) Os cistos são as formas infectantes, que saem nas fezes da pessoa infectada e devem ser ingeridas para iniciar a infecção. Essas formas contêm um ou mais trofozoítos jovens e têm uma parede espessa, que lhe confere resistência às variações do meio ambiente, semelhante ao que se observa nos ovos dos vermes.
II) Os trofozoítos são as formas vegetativas, encontradas parasitando o intestino do hospedeiro. Sua multiplicação ocorre, na maioria dos protozoários, por divisão binária, aumentando a carga parasitária.
III) O Strongyloides stercoralis e oTrichuris trichiura causam diarreia. Todos os protozoários parasitos intestinais podem causar diarreia. Portanto, sob os aspectos clínicos e de saúde coletiva, esse é um grupo de parasitos que chama a atenção.
Qual(is) afirmação(ões) está(ão) CORRETA(S) ?