LÍNGUA PORTUGUESA


Pronomes são as palavras que, geralmente, substituem o nome e são capazes de estabelecer a coesão de um texto. Dessa forma, leia o trecho retirado do texto “O gigolô das palavras”, de Luís Fernando Veríssimo, e responda ao que é solicitado.

“[…] Minha implicância com a Gramática na certa se deve a minha pouca intimidade com ela. Sempre fui péssimo em Português. Mas […] vejam vocês, a intimidade com a Gramática é tão dispensável que eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocência na matéria. Sou um gigolô das palavras. Vivo às suas custas. E tenho com elas a exemplar conduta de um cáften profissional. Abuso delas. Só uso as que conheço, as desconhecidas são perigosas e potencialmente traiçoeiras. Exijo submissão. Não raro, peço delas flexões inomináveis para satisfazer um gosto passageiro. Maltrato-as, sem dúvida. E jamais me deixo dominar por elas. Não me meto na sua vida particular. [...]”

Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000500.pdf> Acesso em 11 jul 2017.

A partir dos estudos realizados, observamos que os termos destacados são considerados pronomes, pois substituem, por exemplo, o nome utilizado anteriormente. Nesse sentido, a partir da leitura do trecho acima, analise as afirmativas abaixo.

I. O pronome ela está retomando o substantivo "intimidade".

II. O pronome sua está retomando o substantivo “Gramática”.

III. Os pronomes suas, as e sua estão retomando o substantivo “palavras”.

IV. O pronome as  está remando o substantivo "flexões".

V. O pronome me está retomando o substantivo "vida".

A(s) afirmativa(s) correta(s) está (ão) apresentada(s) na opção:




  • II, IV, V.

  • Apenas I.     

  • I, II e III.   

  • Apenas II.

  • Apenas III.