Os cefalópodes atingiram o maior tamanho de qualquer invertebrado. Embora a maioria varie entre cerca de 6 e 70 cm de comprimento, incluindo os braços e os tentáculos, algumas espécies alcançam proporções gigantes. Barnes e Ruppert (1996, p.451-452) relatam que:
os maiores cefalópodos são as lulas-gigantes, Architeuthis; descreveu-se um espécime que media 16m, incluindo os tentáculos. Só os tentáculos tinham 6m de comprimento, e a circunferência do corpo 4m. Mergulhadores têm observado polvos gigantes com braços de 10 a 15m no mar do Japão, mas não se coletou nenhum espécime. O comprimento do manto dorsal do Octopus dofleini da costa do Pacífico (um dos maiores polvos conhecidos) geralmente não excede 36cm, embora seus braços mais delgados possam ter cinco vezes o tamanho do corpo. O recorde é um espécime com uma extensão de braço de 9,6m. Existe somente cerca de 600 espécies vivas de cefalópodos, porém mais de 7.500 formas fósseis. A classe apareceu primeiro no período Cambriano e ainda, uma vez durante a era Paleozoica e outra na era Mesozoica, passando por grandes períodos de desenvolvimento evolutivo com a formação de muitas espécies.
Após a análise do texto de Barnes e Ruppert, assinale a alternativa CORRETA.
Os cefalópodes, como as lulas e o polvo apresentam como características gerais:
a maioria é constituída por animais sedentários lentos, intimamente associados com o substrato, mas, dentro desta restrição, apresenta uma notável radiação adaptativa nos tipos de concha, nos tipos de alimentação e diversos microhabitats e nichos. As poucas formas natantes e pelágicas não são nadadores rápidos.
tornaram-se altamente adaptados para aderir em rochas e conchas. O corpo oval é bastante achatado dorsoventralmente e é coberto não apenas por uma placa de concha única, como também por oito placas sobrepostas.
moluscos marinhos que possuem um corpo com simetria bilateral. Na cabeça encontram-se olhos bem desenvolvidos, são extremamente rápidos, tendo desenvolvido um sistema de propulsão na forma de jato, expelindo água da cavidade paleal para o exterior através de um tubo em forma de funil, o sifão.
a concha é uma espiral cônica composta de voltas tubulares e contendo a massa visceral do animal. Começando no vértice, que contém as espirais menores mais antigas, outras voltas sucessivamente maiores enrolam-se por cima de um eixo central (a columela): a última e maior espiral (a volta corporal) termina finalmente na abertura, a partir da qual a cabeça e o pé do animal vivo protraem.
formam um importante grupo de animais bentônicos muito comuns desde a faixa das marés, nas praias e nos costões, até profundidades abissais. São animais que geralmente apresentam populações numerosas, havendo ampla variação de forma e cor entre os vários grupos. O estudo da morfologia externa desses animais permite fazer várias interpretações sobre as adaptações das diferentes espécies aos ambientes, ou seja, sobre aspectos de sua ecologia.