ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS


Estudos indicam que os primeiros marsupiais surgiram no Cretáceo, há cerca de 80 milhões de anos atrás. Inicialmente ocuparam a América do Norte e posteriormente irradiaram-se para a América do Sul, Europa, Ásia e Oceania, devido a união terrestre entre estes continentes.  Atualmente a Austrália é uma das detentoras da maior biodiversidade de marsupiais, sendo alguns deles, como os cangurus, por exemplo, espécies endêmicas desta região.

 

A respeito do endemismo, assinale V para verdadeiro e F para falso:

 

(  ) Podemos dizer que o isolamento geográfico e reprodutivo são processos que antecedem o endemismo, já que grupos de seres isolados podem originar espécies que só são encontradas em determinadas regiões.

(  ) As espécies endêmicas possuem grande capacidade de vencer as dificuldades impostas pelo ambiente, ou seja, apresentam grande potencial biótico. É por isso que são encontradas em amplas distribuições geográficas, por todo o globo terrestre.

(  ) Levando em consideração os aspectos que levam ao surgimento de espécies endêmicas, é possível afirmar que são encontrados mais espécies de animais endêmicos que plantas.

(  ) Algumas espécies de plantas tiveram ampla distribuição geográfica durante o Jurássico e Cretáceo, porém, atualmente são restritas a algumas poucas regiões do globo terrestre. A este tipo de endemismo, demos o nome de paleogênico.

 

A sequência que preenche corretamente as lacunas é:

                   




  • V – V – F – F.

  • F – F – V – V.

  • V – F – F – V.

  • F – F – F – V.

  • V – F – V – F.