DIDÁTICA
No texto A prática do ensino de didática no Brasil: introduzindo a temática, indicado como leitura obrigatória, OLIVEIRA e ANDRÉ (1997), afirmam que os estudos da Didática passam por 3 momentos a partir da 2ª metade do século XX: o didática numa perspectiva do liberalismo, da negação da Didática e da sua reconstrução numa perspectiva progressista.
A esse respeito, leia as afirmativas que se seguem:
I A didática centrada em fornecer subsídios metodológicos ao professor com o objetivo de ensinar bem, sem se perguntar a serviço do que e de quem se ensina são próprias da perspectiva Progressista.
II Se houve um momento de negação da Didática, podemos dizer que na atualidade ela caracteriza-se por discutir tanto as questões técnico-metodológico, quanto ideológico e epistemológico do processo de ensinar e aprender.
III Enquanto professores que se preocupam com a formação dos educandos que seja menos opressiva, dominadora e excludente devemos fazer uso da didática que valoriza os aspectos técnicos do ensino.
IV Podemos afirmar que a didática na perspectiva progressista está mais afeita aos compromissos com a democratização da escola pública, com os interesses das classes populares.
V A didática progressista entende que os professores devem aprender e usar dos aspectos técnicos do ensino, entretanto devem, também, possuir uma compreensão mais ampla e crítica da realidade do ensino, buscando explica-la a luz do contexto que a produz.
As afirmativas CORRETAS estão contidas em: