CONTABILIDADE NO AGRONEGÓCIO
Segundo Paulo Oberto, especialista em contabilidade rural, em matéria publicada no portal "meu agronegócio", explica que, para se fazer um planejamento tributário que é parte da organização da atividade, é necessário ter um controle financeiro partindo de um projeto simples.
O projeto simples de planejamento rural a que Oberto se refere começa com um levantamento patrimonial, que apura o ativo – bens e direitos – e passivo – obrigações – que compõem as atividades exploradas.
A partir desse levantamento, é reconhecido o patrimônio líquido e é possível elaborar o fluxo de caixa, que mensura as entradas e saídas de recursos que a atividade proporciona. “Isso é feito mensalmente e geralmente abrange um período de 10 anos”, explica Oberto.
Texto extraído do site “meu agronegócio – Negócios da Agricultura”. Contabilidade rural: planejamento é fundamental para a saúde financeira do produtor. Disponível em: http://www.meuagronegocio.com.br/contabilidade-rural-planejamento/. Acesso em fevereiro 2017.
As receitas financeiras na empresa rural é uma atividade acessória decorrente de:
I - Aluguel ou arrendamento vinculados a terra;
II - Receitas de aplicações financeiras da atividade comercial;
III - Venda dos produtos agropecuários por ela produzidos;
IV - Receitas provenientes de atividades mercantis.
É correto o que se afirma em: