TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO


O estudo de caso abaixo foi retirado do livro - Teoria Geral da Administração - Da Revolução Urbana à Revolução Digita - de Antonio Cesar Amaru Maximiano. (editora Atlas 7ª edição 2012). 

 

Analise o caso abaixo levando em consideração as atividades da função administrativa descrita por Fayol.

 

Escolha a alternativa que indique corretamente em qual atividade da função administrativa a Telelatina apresentou  a maior falha  e se a justificativa está coerente.

 

 

Estudo de caso: Telelatina.

 

A Telelatina é uma empresa de grande porte que fabrica equipamentos de comunicações para grandes corporações e agências governamentais. A vantagem competitiva da Telelatina sempre foi a qualidade de seus produtos. No entanto, seus preços são mais altos do que a concorrência e seus prazos de entrega de encomendas são mais dilatados. Por causa disso, a Telelatina vem perdendo clientes para a concorrência há algum tempo. Sua diretoria achou que havia chegado o momento de fazer algo.

 

A diretoria decidiu aprimorar os métodos e processos de trabalho na área de projeto e montagem de equipamentos, onde estavam os maiores problemas.

 

Uma empresa americana de consultoria foi contratada para realizar esse projeto. Os objetivos eram estudar os processos e propor aprimoramentos, num período de seis meses. Outros seis meses seriam necessários para a implantação dos aprimoramentos. A empresa de consultoria propôs uma metodologia participativa para realizar o projeto. A Telelatina deveria indicar um grupo de “funcionários jovens e de alto potencial”, que trabalhariam com a equipe de consultores. Eles deveriam ser treinados para atuar como consultores internos e seriam responsáveis pela implantação do projeto. A diretoria da Telelatina concordou.

 

Depois da assinatura do contrato, a consultoria começou solicitando que a Telelatina indicasse o grupo de consultores internos. Formou-se então um grupo de funcionários com cerca de um ano de casa, em sua maioria trainees e gerentes-júnior. Esse grupo foi treinado e posto em campo, sob orientação da consultoria, com a missão de estudar e propor aprimoramentos para os processos de desenvolvimento e fabricação de grandes equipamentos. Alguns meses depois, o grupo tinha resultados para apresentar. Suas recomendações foram discutidas na diretoria, após passar por revisão da consultoria e aprovadas para implantação.

 

Quando começaram as reuniões e entrevistas para a implantação, os integrantes do grupo perceberam que a mudança não seria tão fácil de realizar como havia parecido. A reação dos funcionários (engenheiros e técnicos de montagem) era, de forma geral, negativa.

 

Dizia um:

 

- Se essa modificação que vocês estão propondo for feita, a qualidade ficará comprometida.

 

Dizia outro:

 

- Isso é impossível do ponto de vista técnico. Essa etapa não pode ser encurtada. Vocês não conhecem o processo direito.

 

Acrescentava um terceiro:

 

- Então foi para isso que vocês estiveram aqui antes? Se eu soubesse, teria dado outras informações que não souberam pedir. Suas recomendações não vão dar certo. Vocês negligenciaram fatores importantes.

 

Depois de seis meses, o projeto estava num impasse. O prazo de contrato com a empresa de consultoria havia terminado. A diretoria da Telelatina reclamava que havia comprado um projeto de aprimoramento e que esse objetivo não havia sido cumprido. A empresa de consultoria alegava que a responsabilidade havia terminado com o treinamento dos consultores internos. Se eles não conseguiam implantar os aprimoramentos não era mais problema dela. Se a Telelatina quisesse uma solução, deveria contratar um novo projeto.

 

Numa reunião, o presidente da Telelatina e os diretores trocaram as seguintes idéias:

 

- Querem saber? Nós deveríamos ter conversado mais antes. Não consigo entender. Seguimos à risca os princípios da boa administração e os conselhos da consultoria. Por que não deu certo? Temos um grupo de funcionários que começou altamente motivado. Agora, eles estão frustrados porque não conseguem implantar nada.

 

-Será que os técnicos resolveram sabotar o trabalho? Será que é uma questão de cultura conservadora?

 

- Será que não confiamos demais na consultoria? Pareceram-me tão pretensiosos.

 

- Realmente, não sei o que aconteceu.

 

- Mais difícil eu acho decidir o que fazer daqui para frente.

 

 




  • Organização : A Telelatina montou uma equipe extremamente jovem e inexperiente, devia ter mesclado com  funcionários que conheciam melhor o processo produtivo da empresa.

  • Planejamento : a Telelatina errou ao delegar o planejamento a uma consultoria.

  • Coordenação: as atividades do projeto de consultoria ficaram por conta da empresa americana.

  • Comando : o comando do projeto de consultoria ficou por conta da empresa americana.

  • Controle: A Telelatina sempre solicitava uma posição do andamento do projeto de consultoria. consultoria.