FORMAÇÃO GERAL XV


“O problema da violência escolar é vivido diariamente por diversos profissionais da educação no Brasil e, por muitas vezes, ainda não sabem como lidar com esse tipo de comportamento. Dentre as várias dificuldades enfrentadas, está até mesmo em se diferenciar o que é indisciplina ou ato infracional e quais são as medidas cabíveis que devem ser tomadas por esses profissionais em cada caso diante destas adversidades”.

FERREIRA, F. N. L. et. al. Violência escolar: dos métodos alternativos de solução de conflitos à intervenção estatal. 1 ed. Maringá-PR, 2017, p. 9.

Sobre a violência escolar, analise as afirmativas a seguir:

I. A disciplina, enquanto regime de ordem imposto ou livremente consentido que convém ao funcionamento regular de uma organização (militar, escolar etc.), implicaria na observância a preceitos ou normas estabelecidas (regimento interno).

II. A violência se caracteriza por qualquer ato violento que, no sentido jurídico, provocaria, pelo uso da força, um constrangimento físico, psíquico ou moral.

III. Indisciplina manifestada por um indivíduo ou um grupo, como um comportamento inadequado, um sinal de rebeldia, intransigência, desacato, traduzida na falta de educação ou de respeito pelas autoridades, na bagunça ou agitação motora que tumultua o meio ambiente escolar.

IV. Indisciplina pode ser classificada, também, como aquele comportamento que, embora não seja caracterizado como crime ou contravenção penal, fere o direito dos demais membros da escola, afeta de forma negativa o convívio social e atrapalha o bom desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Assinale a alternativa correta.




  • Todas as alternativas estão corretas.

  • Todas as alternativas estão incorretas.

  • Somente a alternativa I está correta.

  • Somente as alternativas II e III estão corretas.

  • Somente as alternativas III e IV estão corretas.