FORMAÇÃO GERAL XV


 “O bullying escolar passou a ser foco de atenções após a realização sistemática de pesquisas acadêmicas e da exposição na mídia de casos graves de violência que seriam resultado de agressões características de bullying. As pesquisas foram impulsionadas após a ocorrência de casos de suicídio e atentados praticados por jovens que eram vítimas de bullying em alguns países”.

RUOTTI, C. Violência na escola: um guia para pais e professores. São Paulo: Andhep: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006, p. 178.

A respeito de bullying, assinale a alternativa correta.




  • Há uma intenção de ofensa qualquer ao outro e isso parte do pressuposto de que o agressor tem alguma superioridade em relação à vítima, reduzindo assim as chances de defesa desta. Um aluno é vítima de bullying quando está exposto, mesmo que seja uma única vez, a ações negativas por parte de um aluno ou de um grupo.

  • Trata-se de um fenômeno que não intervém na aprendizagem e no aspecto emocional daqueles que são vítimas dessa violência, uma vez que é considerado uma brincadeira de criança, que leva as pessoas a responderem fortemente por causa dos desafios decorrentes de interações sociais.

  • O bullying é uma modalidade de violência que não sofre influências exógenas.

  • Pode ser considerada como forma de se autoafirmar no ambiente escolar, bem como na vida em sociedade, criando a necessidade dos envolvidos de reavaliarem seus papéis na sociedade.

  • Trata-se de um conjunto de atos agressivos contra uma criança ou adolescente, com ausência de motivação, mas sempre de forma intencional e de forma reiterada, praticado por um ou mais indivíduos, incorrendo entre o autor e a vítima uma desigualdade de poder e a falta de reciprocidade, faltando à vítima o esboço de reações para impedir a agressão ou defender-se dela.