CLIMATOLOGIA
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”.
O ar atmosférico que envolve o planeta é uma massa heterogênea, ou seja, as características de pressão e temperatura não são as mesmas para sua totalidade. Por isso a pressão e temperatura das regiões ou lugares são capazes de individualizar uma massa de ar, que apresenta consigo as características do local de origem. As regiões polares e equatoriais são as grandes áreas de origem das massas de ar.
Formação de uma frente: encontro de massas de ar com diferentes pressões e temperatura
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Nuvens_Ffria.jpg, acesso em Jun. 2016.
De acordo com nossos estudos e seus conhecimentos sobre a atuação das massas de ar leia e julgue como verdadeiras ou falsas as afirmativas a seguir:
( ) As regiões de origem das massas de ar podem ser continentais, que propiciam, geralmente, formação de massas de ar seco, e marítimas, onde se formam as massas de ar úmido.
( ) Há cinco massas de ar que afetam as condições meteorológicas do Brasil. Quatro delas são úmidas e apenas uma apresenta escassez de umidade, denominada tropical continental.
( ) Embora se forme na área continental, a massa equatorial continental que atua sobre Brasil é úmida, pois, sua região de origem é sobre a Floresta Equatorial Amazônica.
( ) As famosas “frentes frias” que influenciam o tempo no Brasil são resultantes do encontro de duas massas de ar: tropical marítima e equatorial marítima.
( ) A massa de ar tropical continental, que se forma sobre o Atlântico, predomina no litoral sulista do Brasil e tem como zona de penetração o litoral norte de Curitiba.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é: