ARTE E EDUCAÇÃO


“O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender”. (BRASIL,1997. p. 19).

Considerando a citação acima apresentada e os estudos do capítulo 2 “O ensino da Arte no Brasil: caminhos e (des)caminhos”, analise o seguinte enunciado.

 

Quando analisamos a obra de arte de um pintor apenas como um quadro de enfeite, ele deixa de ser algo que desenvolve a sensibilidade, a transformação do sujeito, sendo considerado apenas como um objeto bonito de adorno.

 

PORQUE

 

A forma como o artista expressa sua arte é única e não podemos entender a sua obra a luz do pensamento de hoje, mas como um objeto artístico que está inserido num contexto histórico e cultural que precisa ser estudado e compreendido.

 

Assinale a opção correta a respeito desse enunciado. 




  • A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

  • Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas.

  • As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é justificativa correta da primeira.

  • A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

  • As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.