FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Os caminhos da Educação Infantil foram percorridos por meio de práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena, sempre levando em consideração as situações sociais concretas, influencias políticas e econômicas sobre fortes demandas internacionais.

 

De acordo com LOYOLA E BORGES (2010), a tarefa de cuidar da criança, em épocas anteriores ao século XVIII, era estritamente familiar e da responsabilidade da mãe ou de mulheres outras, como as chamadas “Amas de Leite”. Contudo alguns paparicos eram reservados à criança,

 

Marque com um x a única resposta correta:

 

Por paparicos podemos afirmar:




  • Os pequenos são vistos como adultos inclusive nas obrigações e práticas cotidianas, considerando a existência de uma identidade pessoal.

  • Os pequenos são percebidos por sua ingenuidade, gentileza e graça, sendo fonte de distração e relaxamento para o adulto.

  • Os pequenos abandonados ficavam a favores de hospitais e casas religiosas, recebendo cuidados como prioridade para a sua formação.

  • Os pequenos são percebidos como fazedores de travessuras e, portanto, sendo necessário a prática de castigo pelos adultos como forma de educá-los.

  • Os pequenos são percebidos como um ser que pensa e age diferente do adulto, portanto necessitando de certos mimos por parte dos adultos.