FORMAÇÃO GERAL XIV


Na página da instituição Defender - Defesa Civil do Patrimônio Histórico e Cultural, na data de 07 de maio de 2018, informou-se, na manchete, a seguinte situação, quanto aos Bens Culturais do estado do Pará:

 

"Belém (PA) tem quase 200 prédios esquecidos na área do centro histórico”.

 

Fonte: Defender (2018, on-line). Disponível em: <http://defender.org.br/noticias/belem-pa-tem-quase-200-predios-esquecidos-na-area-do-centro-historico/>.

 

As frases abaixo comentam a manchete expressa acima. Leia cada uma delas e assinale o que é correto a ser afirmado.

 

I. A notícia acima evoca uma situação a ser lamentada, pois os bens culturais têm grande importância social. Entretanto, tal quadro de abandono dos patrimônios culturais não evidencia um descumprimento de uma política cultural por parte das autoridades do estado do Pará. Não há uma previsão constitucional que obriga os Estados brasileiros a adotarem qualquer ação de zelo dos respectivos bens culturais;

 

II. Conservar os patrimônios culturais é recomendável, do ponto da promoção do saber histórico e até vital para a indústria do turismo. Entretanto, para além disso, esta é uma ação obrigatória ao poder público. A política patrimonial, incluindo, nesta, as ações de conservação contínua daquilo que já é patrimônio, é devidamente estabelecida na nossa Constituição. Não pode, o poder público, omitir-se de tal responsabilidade.

 

Assinale a alternativa correta.




  • Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.

  • As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 

  • As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

  • A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.

  • A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.