PRINCÍPIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL
As instituições escolares têm funções que vão muito além do caráter pedagógico, administrativo e financeiro. A formação de sujeitos críticos, comprometidos com a realidade, com consciência do exercício da cidadania, capazes de agir e decidir, de interagir com o meio em que vivem, deve ser a missão das escolas na atual sociedade. Porém, para que isso ocorra, é necessária uma ação coletiva entre todas as partes interessadas. São órgãos de ação coletiva importantes para o fortalecimento da gestão democrático-participativa da escola:
I- Colegiado escolar
II- Grêmio estudantil
III- Associação de Pais e Mestres
Faça a associação de cada órgão com as especificidades que lhes são peculiares:
( ) é um órgão cuja organização e atividades são estabelecidas em seus estatutos, aprovados em assembleia geral do corpo discente de cada estabelecimento de ensino convocado para este fim.
( ) tem estatuto próprio, não tem fins lucrativos, nem caráter de cunho político, racial ou religioso. Colabora com encaminhamento de ações que integrem os anseios e necessidades das famílias e da escola, principalmente, no âmbito social e educativo.
( ) participa dos processos decisórios e de acompanhamento, execução e avaliação das ações nas unidades escolares, envolvendo as questões administrativas, financeiras e pedagógicas.
( ) é um espaço institucional coletivo, em que o diálogo e a troca de experiência entre a gestão da escola e os representantes dos segmentos da comunidade escolar contribuem para o aprimoramento do projeto político pedagógico.
( ) é um órgão que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. A escolha de seus representantes é realizada por voto secreto, observando, no que couber, as normas da legislação eleitoral.
( ) é de sua competência estabelecer e dinamizar canais de participação da comunidade no planejamento das atividades e ações da escola. Por isso, contribui para ampliar e diversificar as atividades desenvolvidas na escola.
A sequência correta é: