HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO
O século XVII, conhecido como o “Século do Método”, inaugurou um novo paradigma para o pensamento e a ação da Modernidade. Não por acaso, ao fecundar a ciência e a filosofia, as discussões epistemológicas sobre o método repercutiram diretamente sobre as teorias pedagógicas.
Sobre o cenário moderno das transformações intelectuais, julgue as afirmativas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A tendência antropocêntrica de resgate da dimensão humana favoreceu a mentalidade crítica, rejeitando o princípio da autoridade religiosa e promovendo a laicização do saber.
( ) A ciência, como campo de saber, desenvolveu-se no século XVII como atividade contemplativa vinculada à filosofia e à doutrina religiosa.
( ) O problema do conhecimento, como problema filosófico, colocou em discussão os procedimentos da razão na investigação da verdade, antes de se permitir teorizar sobre qualquer coisa.
( ) A grande novidade da ciência foi a valorização da técnica, ao privilegiar o método experimental e o testemunho dos sentidos em oposição ao discurso formal da física aristotélico-tomista.
( ) O renascimento científico pode ser compreendido como expressão de uma ordem religiosa fortemente marcada pela autoridade da igreja e do pensamento filosófico escolástico.
Assinale a sequência CORRETA.