LINGUÍSTICA I


Leia, com atenção, o texto a seguir observando os fatores de coerência que você estudou.

Culinária – Luiz Fernando Elias                                                                           

Quem não se lembra das receitas de bolo que, a exemplo das poesias de Camões, substituíam artigos e mais artigos nos principais jornais do país? Tristes tempos, quando o censor definia qual artigo poderia ser publicado ou não.  Hoje, felizmente, vivemos uma democracia plena e as tais receitas são apenas lembranças de um tempo de medo e desesperança. Com as eleições presidenciais, decidimos publicar neste jornal algumas sugestões culinárias de um famoso cozinheiro da Etiópia. Aqui vai:

O primeiro prato do dia é o já famoso “Lula à metalúrgico”, prato este que tem como componente principal o referido molusco cercado por uma salada de legumes vermelhos.

Em primeiro lugar, pega-se Lula, limpando-o bem até tirar a antiga casca dura, deixando-o de molho em especiarias, para aprimorar seu sabor. A seguir, leve-o ao forno assando em fogo brando, e experimentando seu sabor de tempos em tempos. Se não estiver no ponto, cozinhe-o por mais cinco anos. É muito importante misturá-lo à massa, que deverá ser bem agitada e espremida para melhor mistura.

Releia, agora,  o último parágrafo do texto levando em consideração os fatores de coerência que você estudou. Qual conhecimento é mais relevante e capaz de produzir coerência?




  • Conhecimento de mundo, ou seja, o conhecimento  sobre a ditadura e da não liberdade de expressão.

  • O conhecimento que possui sobre gêneros textuais, sua formatação, função e espaço de circulação que produz em forma de receita seu posicionamento sobre o  presidente Lula.

  • Intertextualidade: para que a coerência seja estabelecida é preciso que o leitor tenha conhecimento prévio de outros textos, pois só assim  a produção e recepção do texto será processada. 

  • Situacionalidade: é preciso que se conheça  apenas o contexto imediato da interação e o contexto sociopolítico-cultural em que a interação está inserida.

  • Conhecimento que possui sobre a pós-ditadura que foi marcada pela democracia.