CONTABILIDADE AVANÇADA


De um modo geral, podemos entender que as origens dos recursos correspondem às fontes de financiamentos dos recursos que a empresa possui, ou seja, de onde vieram os recursos que compõem o patrimônio. Por sua vez, as aplicações dos recursos correspondem aos investimentos dos recursos da empresa, ou seja, onde a entidade empresarial está investindo seus recursos. 

Neste sentido, assinale a alternativa correta:




  • Ao estudar o Balanço Patrimonial, um dos mais importantes relatórios contábeis atuais, pode-se perceber a evidenciação por meio dos saldos das contas que nele são contidas, a apuração do resultado por meio da sua estrutura dedutiva e vertical, chegando ao resultado líquido.

  • No Balanço Patrimonial, temos as contas representativas das receitas e despesas, que chamamos de Ativo, da mesma forma que, temos as contas que representam as obrigações com terceiros e com os sócios, que chamamos de Passivo e Patrimônio Líquido, respectivamente.

  • No Balanço Patrimonial, temos as contas representativas dos bens e direitos, que chamamos de Passivo, da mesma forma que, temos as contas que representam as obrigações com terceiros e com os sócios, que chamamos de Ativo e Patrimônio Líquido, respectivamente.

  • Temos que as origens e as aplicações de recursos decorrem de fatos administrativos que diariamente acontecem na empresa. Todavia, nem todos os fatos administrativos que ocorrem na empresa interferem na DOAR. Para que possa interferir e fazer parte dela, da DOAR, é preciso que o fato administrativo provoque, direta ou indiretamente, modificação no CCL ou CGL.

  • Podemos entender que o Passivo demonstra as aplicações dos recursos, enquanto o Ativo mostra a origem desses recursos.