FUNDAMENTOS DO AGRONEGÓCIO


Considere as afirmativas abaixo sobre a globalização da agricultura no mundo e no Brasil, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta.

(___) Na década de 1990, os países em desenvolvimento passaram a integrar tanto o sistema financeiro internacional, sobretudo enquanto receptores de fluxos de capitais, bem como a fazer parte do comércio mundial de forma mais intensa. Assim seguindo esta lógica o Brasil passou de um modelo pautado na substituição de importações – no qual procurava importar máquinas e equipamentos para poder produzir internamente e fornecer ao mercado interno produtos elaborados no próprio país –, para um modelo de caráter neoliberal, ao adotar a abertura econômica do país (comercial e financeira), visando absorver as transformações advindas do processo de globalização, que tornou o cenário mundial cada vez mais competitivo.

(___) Esse fato forçou as empresas a uma reestruturação produtiva, conduzindo-as a busca de novas estratégias para enfrentar a concorrência do mercado global exigente. Tornou-se imprescindível que empresas passem a desenvolver e/ou possuir vantagens competitivas que lhes permitisse uma inserção comercial importante em seu setor de atuação e, em alguns casos no cenário internacional.

(___) As interações de mercado entre famílias urbanas e rurais são essenciais para a solução de ambos os problemas. No entanto, os mercados não só possibilitam o acesso a uma melhor tecnologia e maior eficiência como também trazem novos riscos — de flutuações de preços que podem prejudicar o trabalho duro dos agricultores e endividá-los. Ao mesmo tempo, as economias urbanas dinâmicas oferecem aos agricultores, e em especial a seus filhos, a chance de uma nova vida na cidade. A expansão dos mercados em escala global multiplica as oportunidades, as escolhas e os riscos na propriedade agrícola e em nível nacional.

(___) A globalização dos mercados não é recente. Os Estados Unidos dependem há séculos dos mercados globais — eles fornecem café, chá e condimentos, por exemplo, e compram o excedente de grãos, tabaco e óleos vegetais. Outras partes do mundo têm mantido ligação semelhante desde o início do crescimento econômico moderno.

(___) Na Inglaterra do século 18, os preços do trigo estavam diretamente vinculados aos dos portos do Báltico; os preços do arroz em Calcutá e Bombaim, até mesmo em Paris, estavam condicionados aos de Rangoon e Saigon. O comércio de longa distância de commodities agrícolas beneficia as pessoas em ambas as pontas da transação.




  • V, F, V, F, F.

  • V, V, V, V, V.

  • V, V, V, F, F.

  • F, V, V, F, V.

  • V, F, F, V, V.