FUNDAMENTOS DO AGRONEGÓCIO


Sobre as PERSPECTIVAS E TENDENCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO é correto afirmar:




  • Em relação ao mercado externo, as projeções da AGE/MAPA (2011) são de que a demanda interna consuma em torno de 52,7% da produção entre 2010/11 e 2020/21, já para o milho estima-se um consumo interno de 86%, no mesmo período.

  • Segundo a AGE/MAPA (2011), na pecuária de carnes, também haverá forte pressão do mercado externo. Do aumento previsto na produção de carne de frango, 65,3% da produção serão destinados ao mercado interno; da carne bovina produzida, 77,0% deverão ir ao mercado interno, e na carne suína, 80,0% serão destinados ao mercado interno. Nestes termos, embora o Brasil seja, em geral, um grande exportador para vários desses produtos, o consumo interno é predominante no destino da produção.

  • As projeções fornecidas pela AGE/MAPA para a produção do agronegócio brasileiro para os próximos 10 anos são bastante otimistas. Em relação aos grãos verifica-se que é estimado um crescimento de 32,9 milhões de toneladas na produção dos principais grãos (Feijão, Trigo, Arroz, Milho e Soja), o que representa um crescimento de 23% entre as safras de 2010/11 e 2020/21.

  • A grande parte do incremento da produção do agronegócio brasileiro, obtida em função da produtividade, terá como espaço de destinação a economia de exportação.

  • É importante destacar que a despeito da projeção de crescimento da produção do agronegócio brasileiro entre as safras de 2010/11 e 2020/21, existe a expectativa de ocorrer pressão sobre a demanda pelos produtos do agronegócio, tendo em vista que se espera que tanto as importações, em decorrência da incapacidade de aumento da produção de alguns países, como o consumo interno aumentem significativamente.