HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Quanto à subida e à contemplação do que há no alto, considera que se trata da ascensão da alma até o lugar inteligível, e não te enganarás sobre a minha esperança, já que desejas conhece-la. [...] Em todo o caso eis o que me aparece tal como me aparece; nos últimos limites do mundo inteligível aparece-me a ideia do Bem, que se percebe com dificuldade, mas que não se pode ver sem concluir que ela é a causa de tudo o que há de reto e belo.

 

(PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 2004, p. 228)

 

Herdeiro intelectual de Sócrates, Platão afirma que o ordenamento da existência humana se traduz numa realidade de transcendência. Nesse sentido, a educação configura uma espécie de dialética ascendente:

 

I que desloca o homem no sentido Bem, que é, ao mesmo tempo, felicidade e virtude.

II que permite ao homem libertar-se do mundo sensível para contemplar o mundo inteligível.

III que nomeia a atividade de conformação da razão aos sentidos do corpo.

 

Está CORRETO o que se afirma em:




  • I e II.

  • II, somente.

  • I, somente.

  • III, somente.

  • I e III.