PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Diferentes autores compõem o que Fontana e Cruz (1997) denominam de abordagem inatista-maturacionista. O que esses autores têm em comum é que todos eles compreendem o desenvolvimento humano da mesma maneira. Os teóricos dessa abordagem buscavam estudar a inteligência e a maturação. Maturação se refere aos padrões de mudanças comuns da espécie humana, biologicamente determinados, que ocorrem durante a vida de um indivíduo. Um dos mais importantes pesquisadores da evolução maturacional da criança foi Arnold Gesell. Esse pesquisador estudou a evolução da criança do nascimento até os 16 anos de idade e desenvolveu reconhecidas escalas de maturidade. Sobre a teoria maturacionista de Gesell, analise as assertivas:
I. Existem padrões maturacionais gerais e universais de desenvolvimento, ou seja, padrões de desenvolvimento próprios de cada faixa etária.
II. O ambiente social se limita a facilitar ou dificultar o processo de maturação.
III. A experiência ambiental influencia os fatores maturacionais.
IV. Os comportamentos e formas de pensar dos indivíduos tornam-se mais complexos à medida que ele cresce e que seu sistema nervoso se desenvolve.
V. Gesell construiu o primeiro teste de inteligência.
É correto o que se afirma em: