BIOLOGIA CELULAR E BIOQUÍMICA
A Biologia vem tentando entender os mecanismos controladores do ciclo de divisão celular, em que a célula passa por quatro estágios bem definidos. Durante a interfase, como você já sabe, a célula produz proteínas, duplica seu DNA e aumenta seu tamanho. Logo em seguida, ocorre a divisão: mitose ou meiose. Sobre a divisão celular, analise as assertivas que seguem.
I) Na anáfase da mitose os cromossomos-filhos se dirigem para os polos opostos da célula, orientados pela retração das fibras do fuso.
II) Na telófase da meiose ocorre a formação dos núcleos-filhos. A célula está um mais larga e os cromossomos começam a descondensar.
III) A citocinese tem início da metáfase, tanto na mitose quanto na meiose, e é caracterizada pela formação de um sulco na região equatorial do citoplasma.
IV) As células que realizam mitose são as somáticas e as células que realizam meiose são chamadas germinativas.
V) Na metáfase da mitose ocorre a separação das cromátides irmãs, e cada uma delas segue para polos opostos da célula.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas: