CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS I


Ana Mae Barbosa foi a primeira doutora brasileira em arte-educação. É professora no Mestrado em Design, Arte e Tecnologia da Universidade Anhenbi Morumbi (S.P.) e percorre o Brasil e o mundo dando palestras e cursos para a formação de professores. É um dos nomes mais respeitados em arte-educação. Ana Mae implementou o ensino da arte utilizando uma abordagem com tríplice ação: o ‘fazer artístico; o ‘ver’, com a leitura da obra de arte; e o ‘contextualizar’, com o estudo da informação histórica. Arte para ela é cognição para a qual colaboram os afetos e os sentimentos. Em entrevista à Revista Presença Pedagógica (março/abril; 2008, p.5-10) ela afirma:

 

Aqueles que defendem a arte na escola meramente para liberar a emoção devem lembrar que pouco podemos aprender sobre nossas emoções se não formos capazes de refletir sobre elas. Na educação, o subjetivo, a vida interior e a vida emocional devem progredir, mas não ao acaso. Se a arte não é tratada como um conhecimento, mas apenas como “um grito da alma”, não estamos oferecendo uma educação nem no sentido cognitivo, nem no sentido emocional.

 

Considerando o que Ana Mae Barbosa diz, é CORRETO afirmar que:

 

  1. (     )  O ensino da arte na escola precisa ter compromisso com a cultura e com a história.
  2. (     ) O desenvolvimento da sensibilidade dos seus alunos deve ser a maior preocupação do professor de arte na escola.
  3. (     ) Ao ensinar arte, o professor deve ser preocupar com o desenvolvimento do aluno no sentido de aprender a “ver”, “contextualizar” e “fazer”.
  4. (     ) A arte precisa ser tratada na escola tanto nos seus aspectos cognitivos como afetivos.
  5. (     ) O professor de arte precisa, sobretudo, se preocupar com a expressão criadora que é emocional e não mental.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:

 




  • II e V apenas.

  • III e IV apenas.

  • I, III, e IV apenas.

  • II, III e V apenas.

  • I, II e IV apenas.