TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO


Analise o relato abaixo utilizando os princípios da Administração Científica.

 

Taylor definiu cinco princípios:

 

  1. Princípio do planejamento
  2. Princípio do preparo
  3. Princípio do controle
  4. Princípio da execução
  5. Princípio da exceção

 

Estudo de caso : ALL – América Latina Logística

 

Apresentação da situação encontrada pela nova gestão da ALL ao assumir via privatização a malha ferroviária da antiga estatal Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA), onde os ativos estavam sucateados e os funcionários desmotivados.

 

Os gestores perceberam que havia um desvio-padrão muito grande no consumo de diesel no mesmo trajeto entre diferentes maquinistas.

 

Ao investigarem, perceberam que cada um desenvolvia sua própria técnica e que alguns tinham criado maneiras com resultados significativos na redução do consumo de óleo combustível.

 

Com isso, os gestores criaram a Copa Diesel, premiando os funcionários com maior desempenho e tentando mapear os mais aptos para estudar as técnicas e treinar os demais funcionários.

 

Caso retirado das” Teaching Notes” do livro :Administração: Administração: uma abordagem inovadora com desafios práticos / Alexandre Moreira Nascimento... [et al]; organização de Taiguara de Freitas Lafarge – São Paulo Empreende, 2018

 

Glossário:

Desvio Padrão:  é uma medida que expressa o grau de dispersão de um conjunto de dados. Ou seja, o desvio padrão indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quanto mais próximo de 0 for o desvio padrão, mais homogêneo são os dados.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/desvio-padrao/, acesso em 20/02/2019 

 

Se desejar maiores detalhes sobre o relatório da ALL- América Latina Logística acesse o link abaixo:

https://relatoweb.com.br/all/publicos-de-relacionamento/colaboradores.php, acesso em 20/02/2019

 

 

Após ler o relato acima, escolha a alternativa que apresenta um dos princípios de Taylor utilizado pela direção e o relaciona corretamente à atividade descrita.

 




  • Princípio do preparo: os gestores identificaram perceberam que cada um desenvolvia sua própria técnica

  • Princípio do controle: os gestores verificaram que alguns tinham criado maneiras com resultados significativos na redução do consumo de óleo combustível.

  • Princípio do planejamento: os gestores tentaram mapear os mais aptos para estudar as técnicas e treinar os demais funcionários.

  • Princípio da execução: os gestores encontraram os ativos sucateados e os funcionários desmotivados.

  • Princípio da exceção: os gestores perceberam que havia um desvio-padrão muito grande no consumo de diesel no mesmo trajeto entre diferentes maquinistas.