COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I


Considere os itens abaixo sobre o dualismo tecnológico da comercialização e tipos de compradores e vendedores, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:

(___) Alguns produtos no Brasil apresentam uma acentuada diferenciação em termos tecnológicos, em nível de produção, quando comparados com o processo de outras culturas. (___) Esta diferenciação, na produção se segmenta no nível de comercialização. A soja e o feijão são bons exemplos. A soja, um produto mais voltado para o mercado externo, relativamente ao feijão.

(___) Tanto os compradores quanto os vendedores podem ser indivíduos e suas famílias, empresas e cooperativas agropecuárias e agroindustriais, empresas atacadistas e varejistas, empresas de outros setores da economia, prestadores de serviços e governos (municipal, estadual e federal).

(___) Do lado da oferta nos mercados agrícolas, destacam-se dois tipos de vendedores. Existe um grande contingente de famílias que vendem produtos da lavoura e da pecuária, assim como serviços. Esse grupo inclui não apenas os chamados agricultores familiares (que utilizam predominantemente sua própria mão de obra e a de sua família), mas também os chamados agricultores patronais (que predominantemente contratam mão de obra).

(___) As empresas e cooperativas agropecuárias e agroindustriais também vendem produtos da lavoura e da pecuária, assim como insumos de produção (adubos, sementes, defensivos, etc.) e serviços (assistência técnica, crédito, seguro, etc.).

 




  • V, V, V, V, V.

  • V, V, V, F, V.

  • V, V, F, F, V.

  • V, F, V, V, V.

  • V, V, V, F, F.