COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I


Considere os itens abaixo sobre a politica agroindustrial no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:

(___) Dentre o arsenal de políticas a disposição do governo, existem os instrumentos de politicas macroeconômicas, como a taxa de juros, o câmbio, o controle de preços, etc., que afetam a todas as empresas e cidadãos; as políticas regionais, como os incentivos e subsídios, que tem um efeito horizontal de caráter local; e as políticas setoriais, que fazem um corte vertical atendendo aglomerados de unidades produtivas como fazendas, industrias e estabelecimentos comerciais ao mesmo tempo.

(___) As políticas setoriais se colocam dentro da tradição de foco e segmentação nos programas de governo.

(___) Através das políticas setoriais elegem-se prioridades de governo e selecionam-se mecanismos de apoio voltados para o sucesso dos setores escolhidos. Essa tradição teve início no Brasil no período do pós-guerra com a preparação de Planos de Desenvolvimento, traduzindo as prioridades colocadas em cada novo governo em relação a economia.

(___) Na década de 1990, com a desregulamentacao e liberalização da economia, os governos deixaram de lado o planejamento e passaram a administrar apenas as variáveis básicas da politica macroeconômica. Dentro dessa perspectiva, os ganhos na competitividade setorial teriam que passar apenas por decisões empresariais e não poderiam ser criados artificialmente por políticas de governo. Mais recentemente, essa visão tem se alterado e os governos, de forma geral, estão criando políticas e incentivos necessários para o enfrentamento da competição internacional e geração de emprego e renda em setores-chave.

(___) No Brasil, a agro industrialização como estratégia de política pública e relativamente recente. Analisando-se documentos oficiais, observamos que a política de elevar o valor agregado através do processamento de produtos agrícolas começa a fazer parte do discurso governamental somente ao final dos anos 1960. Antes disso, a agricultura era vista como um setor voltado para si mesmo com a finalidade de produzir bens finais para exportação ou para o consumo interno de alimentos.




  • V, V, V, V, V.

  • V, V, F, F, V.

  • V, V, V, F, F.

  • V, F, V, V, V.

  • V, V, V, F, V.