COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I


É correto afirmar sobre o avanço da fronteira agrícola:




  • Quanto a concentração de terras, ocorre a diminuição dos latifúndios, uma vez que o tamanho médio das propriedades privadas nas frentes pioneiras é mais elevado do que os terrenos rurais no restante do território nacional, formando verdadeiros “impérios” no meio agrário.

  • O avanço da fronteira agrícola, sobretudo pela frente pioneira, provoca três problemas principais: devastação da vegetação, concentração de terras e, questão da produção de alimentos.

  • A devastação da vegetação é imediata, demonstrando que, à medida que as contradições sociais do campo avançam, mais o meio natural é devastado. O Cerrado, onde antes se encontrava a Fronteira Agrícola, foi ocupado ao longo de todo o século XX e conheceu a sua quase completa devastação, restando atualmente mais de 80% de sua vegetação natural.

  • Inúmeros estudos avaliam que mais da metade da produção de alimentos voltada para consumo interno no Brasil é realizada pelos grandes produtores rurais, destacando a importância desse tipo de propriedade para o país. Com a extinção dos pequenos proprietários, a cultura alimentar passa a sofrer as consequências.

  • Em relação ao terceiro problema, que aborda a questão da alimentação, geralmente, os pequenos latifúndios voltam sua produção para o mercado externo, enquanto os gêneros alimentícios básicos são deixados de lado.