COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I


Quanto aos atores sociais e complexos agroindustriais é correto afirmar:

 

 




  • O final da década de 1960 é considerado como o marco da constituição do complexo agroindustrial brasileiro (CAI), embora suas bases tenham sido implantadas nas décadas de 1950, com a expansão das indústrias de bens de produção.

  • A característica central da constituição dos complexos agroindustriais é a independencia da agropecuária com outros ramos industriais, transformando-a em um elo de uma cadeia onde se encontram de um lado, as indústrias que fornecem à agricultura insumos, máquinas e equipamentos (setor a montante) e, do outro, as indústrias de classificação, beneficiamento e/ou industrialização da matéria-prima agrícola, bem como a sua distribuição (setor a jusante).

  • Foi no final dos anos 1990 que o Estado formulou políticas voltadas para a industrialização da agricultura, visando a atender à demanda interna e ao crescimento das exportações.

  • Ao constituir-se em um elo de uma cadeia, para produzir, a agricultura passou a ter independência dos insumos que recebe das indústrias e não produz mais apenas bens de consumo final, mas, basicamente, bens intermediários ou matérias-primas para outras indústrias.

  • Paralelamente, com a urbanização, a ampliação das atividades industriais e de serviços, decresceu o mercado interno para produtos agropecuários industrializados, dando origem à formação dos complexos agroindustriais ou, como preferem alguns autores, dos sistemas agroindustriais.