CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS I


(QUESTÃO CONCURSO PÚBLICO)

 

Leia o texto a seguir para responder à questão:

 

Da mesma forma que a “quebra dos limites físicos” na Web possibilita a utilização de um espaço praticamente ilimitado para disponibilização de material noticioso (sob os mais variados formatos mediáticos), abre-se a possibilidade de disponibilizar online toda informação anteriormente produzida e armazenada, através da criação de arquivos digitais, com sistemas sofisticados de indexação e recuperação da informação. [...] Sem limitações de espaço, numa situação de extrema rapidez de acesso e alimentação (Instantaneidade e Interatividade) e de grande flexibilidade combinatória (Hipertextualidade), o Jornalismo tem na Web a sua primeira forma de Memória Múltipla, Instantânea e Cumulativa.

PALÁCIOS, Marcos. Jornalismo Online, Informação e Memória: Apontamentos. Disponível em: http://labcom-ifp.ubi.pt/files/agoranet/02/palacios-marcos-informacao-memoria.pdf  Acesso em: 05 dez. 2018.

 

 

A partir desta leitura, é correto afirmar:

 

 




  • A maior vantagem do conteúdo digital é a produção em rede, graças ao advento da web 1.0, evolução da web, que trouxe a possibilidade de interação, como as redes sociais.

  • Ao mesmo tempo em que a web permite a produção de grande quantidade de material, o armazenamento é seu ponto fraco, por isso os aparelhos e dispositivos de memória são cada vez maiores.

  • A web permitiu ampliar a quantidade de informação do conteúdo noticioso graças ao uso do hipertexto e à possibilidade de armazenar dados em espaços cada vez menores.

  • A mídia impressa é comparada às pinturas rupestres, pois, apesar de sua capacidade de sobrevivência por séculos, não tem a qualidade dos conteúdos digitais.

  • Mesmo sendo ultrapassada pela facilidade de produção digital, a mídia impressa leva vantagem sobre a digital, pois o armazenamento de conteúdo em papel é mais eficiente.