CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS I


 

De acordo com Eric Hobsbawn o termo Globalização começou a ser veiculado no mundo no final da década de 80. Entre outros termos, ele sintetiza dois principais conceitos. De um lado a ideia de um mundo unificado, sem fronteiras e integrado. De outro, o estabelecimento dos fluxos políticos, econômicos e sociais por representantes das grandes organizações neoliberais do mundo contemporâneo.

 

Com base nessas reflexões, analise as afirmativas abaixo e julgue a alternativa correta:

 




  • A globalização é um movimento estritamente econômico que não interferiu na produção cultural e intelectual dos povos contemporâneos. Ao contrário, esse movimento permitiu que as fronteiras culturais entre os povos fossem estabelecidas no sentido de preservar as diferenças e peculiaridades de cada região.

  • A partir da globalização houve uma intensa difusão dos comércios locais em detrimento às grandes corporações internacionais, resultando no fortalecimento dos mercados nacionais e no estabelecimento de políticas alfandegárias extremamente flexíveis.

  • A Globalização é um movimento político econômico e cultural que pode ser caracterizado pela transição da manufatura para a maquino fatura. Essa condição permitiu a aceleração da produção e diminuição do tempo de fabricação e distribuição dos produtos. 

     

  • Podemos afirmar que a universalização dos mercados estabelecida pela globalização permitiu que as diferenças sociais e culturais fossem amplamente difundidas. Esse movimento gerou um intenso compartilhamento cultural e permitiu a redução de processos segregatórios entre os povos.

  • A formação de blocos econômicos foi um movimento de caráter mundial que se estabeleceu a partir da necessidade de economias afins se estabelecerem dentro de um fortalecimento político, mercadológico, financeiro e alfandegário.