CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS I
A globalização provocou uma série de novas realidades sociais, políticas, econômicas e culturais. As notícias abaixo referem-se à exemplos de processos migratórios que acontecem no mundo e que são reflexos do processo globalizatório. Leia com atenção:
I - “Nas regiões da África subsaariana, Sul da Ásia e América Latina – que juntas somam mais de metade da população mundial em vias de desenvolvimento – quase 3% das famílias correm risco de ter de migrar dentro de seu próprio país até 2050 para escapar dos efeitos da mudança climática.”
(El País - https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/19/internacional/1521482051_011788.html - Acesso em agosto de 2018)
II - “Uma onda de imigrantes desesperados do Oriente Médio e da África colocou pressão sem precedentes sobre os países da UE (União Europeia), especialmente Itália, Grécia e Hungria. Mais de 350 mil deles foram detectados nas fronteiras...”
(UOL - https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/09/06/um-olhar-sobre-a-pior-crise-de-migracao-desde-a-segunda-guerra-mundial - Acesso em agosto 2018)
III - “Vizinhos do país mais poderoso do mundo, os mexicanos se acostumaram a olhar com cobiça para o outro lado da cerca. Neste caso, a cerca é uma fronteira de quase quatro mil quilômetros que separa os dois países. Atraídos pelo salário em dólares e uma vida melhor "do outro lado", como eles mesmo dizem”, todos os anos milhares de mexicanos tentam cruzar a fronteira ilegalmente. ”
(BBC https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2002/021224_mexicoimigracaors.shtml - Acesso em agosto 2018)
Podemos afirmar que as notícias acima referem-se, respectivamente, aos seguintes tipos de migração: