A QUESTÃO INDIGENA NAS AMÉRICAS
Leia com atenção:
A atual população indígena brasileira, segundo resultados preliminares do Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010, é de 817.963 indígenas, dos quais 502.783 vivem na zona rural e 315.180 habitam as zonas urbanas brasileiras. [...] A Funai também registra 69 referências de índios ainda não contatados, além de existirem grupos que estão requerendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista. (FUNAI, 2016)
Conforme dados revelados pelo Censo (2010), há populações indígenas vivendo em todos os Estados brasileiros, inclusive do Distrito Federal. Ainda assim, o (re)conhecimento sobre a história desses povos é negligenciada pela maioria dos brasileiros. O desconhecimento sobre a situação atual dos povos indígenas, está associado basicamente:
I – A uma visão estereotipada e generalizada do índio, quase sempre caracterizado como “o bom selvagem” ou ainda como povos ingênuos, bárbaros e que vivem nas florestas.
II – Ao ensino da história indígena limitada ao passado colonial do Brasil, sem uma abordagem que leve em consideração a transformação desses povos e sua inserção na sociedade.
III – À falta de políticas indigenistas no Brasil, visto que não existem órgãos que estudam ou tratam da questão indígena no país.
IV – Aos pré-conceitos e visões discriminatórias que motivam a violência cultural contra os povos indígenas, resultado das ideias eurocêntricas que predominaram o ensino da História do Brasil.
É correto o que se afirma em: