CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS I
A respeito da influência das novas tecnologias em comportamentos, hábitos e usos sociais, leia os textos 1 e 2, a seguir.
Texto 1
RETT, Maurício. Muito bate-papo na internet. [201-]. 1 cartum. Disponível em: <http://linguadedoido.blogspot.com/2011/05/internetes-ou-portugues-o-analfabetismo.html>. Acesso em: 01 ago. 2018
Texto 2
[...] a Internet, a maior rede de comunicação e informação criada pelo homem, por meio dos recursos e ambientes de comunicação que oferece, criou condições para o surgimento de uma nova variedade da língua, o “internetês”. Hoje, mais de um milhão de pessoas no Brasil utiliza a Internet. Todos os dias, milhares de novos brasileiros se conectam a essa enorme rede. [...] Cada vez mais pessoas vão aprendendo o “internetês”, o linguajar dos internautas. O uso de “internetês” numa sala de bate-papo não significa que será uma prática em todas as esferas da sociedade. O problema não é existir o “internetês” na vida do jovem, mas sim existir só ele como prática significativa. Compreender então essa nova forma de linguagem, sabendo discernir onde e em que meio ela deve ser utilizada, é uma forma de não ocasionar conflitos entre norma-padrão e alternativas não padrão na sociedade contemporânea.
ALMEIDA FILHO, Agenor. A comunicação na era da tecnologia digital: a escrita no ciberespaço. Fólio - Revista de Letras, Vitória da Conquista, v.2, n.1, p. 88-100, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/folio/article/viewFile/33/272>. Acesso em: 01 ago. 2018.
Ao se considerar as novas formas de interação proporcionadas pela internet, a leitura comparativa entre os textos 1 e 2 permite concluir que: