MERCADO DE CAPITAIS E DERIVATIVOS


Nos mercados derivativos são negociados instrumentos financeiros cujo preço de mercado deriva do preço de mercado de um bem ou de outro instrumento financeiro. (SANTOS, José Evaristo dos. Dicionário de Derivativos. São Paulo: Atlas, 1998). Há quatro tipos de mercados derivativos: a termo, de futuros, de opções e de swaps. A respeito das características de cada mercado, avalie as afirmações a seguir.

I.   No mercado a termo um investidor assume o compromisso de comprar ou vender um ativo (mercadoria ou ativo financeiro) para entrega imediata a um preço certo.

II.   No mercado futuro um investidor negocia o direito de comprar ou vender um ativo (mercadoria ou ativo financeiro) no futuro a um preço certo.

III.   No mercado de opções um investidor assume o compromisso de comprar ou vender um ativo (mercadoria ou ativo financeiro) no futuro a um preço certo.

IV.   No mercado de swap, negocia-se a troca de rentabilidade entre dois ativos (mercadorias ou ativos financeiros). Pode-se definir o contrato de swap como um acordo, entre duas partes, que estabelecem a troca de fluxo de caixa tendo como base a comparação da rentabilidade entre dois ativos.

São corretas as afirmações:

 

  




  • II, somente.

  • I, somente.

  • II e IV, somente.

  • IV, somente.

  • III e IV, somente.