MERCADO DE CAPITAIS E DERIVATIVOS


Ao serem estudadas as taxas de retorno das ações ON N1 das companhias Alfa e Beta, apurou-se que a covariância entre as taxas de retorno das ações das duas companhias é igual a + 15%. É CORRETO afirmar que esse resultado indica:





  • Não há relação entre as ações das duas companhias: quando a taxa de retorno das ações de uma das companhias valorizar-se acima da média, é de se esperar que a taxa de retorno das ações da outra companhia fique acima ou abaixo da média. 

  • Há uma relação inversa entre as ações das duas companhias: quando a taxa de retorno das ações de uma das companhias valorizar-se acima do seu valor médio, é de se esperar que a taxa de retorno das ações da outra companhia fique abaixo da média.

  • Há uma relação direta entre as ações das duas companhias: quando a taxa de retorno das ações de uma das companhias valorizar-se abaixo do seu valor médio, é de se esperar que que a taxa de retorno das ações da outra companhia fique acima da média.

  • Há uma relação direta entre as ações das duas companhias: quando a taxa de retorno das ações de uma das companhias valorizar-se acima do seu valor médio, é de se esperar que a taxa de retorno das ações da outra companhia fique acima da média.

  • Há uma relação inversa entre as ações das duas companhias: quando a taxa de retorno das ações de uma das companhias valorizar-se abaixo de seu valor médio, é de se esperar que a taxa de retorno das ações da outra companhia fique abaixo da média.